FDV recebe homenagem da deputada Renata Souza durante Seminário Ubuntu Carioca, do CEAP

Design sem nome (10)

A Fundação Darcy Vargas (FDV), localizada na histórica região da Gamboa, foi palco do Seminário Ubuntu Carioca: Conscientização e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, realizado na última quarta-feira, 29, pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). O evento celebrou o Dia da África com uma programação repleta de mesas de debate, oficinas culturais, rodas de conversa e apresentações musicais — reunindo saberes, ancestralidade e resistência no coração da Pequena África.

Logo na abertura, estiveram presentes a presidente da FDV, Alice Franco, e a diretora da instituição, Camila Crispim, ao lado do professor e ativista Ivanir dos Santos e do presidente do CEAP, Elé Semog. À tarde, o professor de sociologia da FDV, Leonardo Cruz, participou da oficina “Educação antirracista através de expressões artísticas”, ao lado de nomes como Helena Theodoro, Marcelo Gentil, Mara Felipe (ambos do Olodum) e Raphael Araujo.

Durante o encerramento da oficina, a deputada estadual Renata Souza (PSOL) prestou homenagens a organizações que se destacam na luta antirracista e pela liberdade religiosa. Em nome de seu mandato, entregou à Fundação Darcy Vargas a Placa Beata de Yemanjá, como reconhecimento ao seu trabalho de excelência no território da Pequena África. “Uma fundação que tem muita relevância, como vimos no Festival TerraCor, e, em especial, por todo o trabalho promovido com uma lógica antirracista, garantindo uma educação inovadora para 180 crianças em situação de vulnerabilidade. Por isso, reconhecemos a Fundação Darcy Vargas nessa construção.”

A homenagem reforça o compromisso da FDV com uma educação transformadora, antirracista e profundamente conectada à identidade negra e à história local. A instituição atua de forma contínua com crianças e adolescentes da região, promovendo letramento racial, cidadania e vínculos comunitários por meio da arte, da cultura e da educação integral.

A Fundação Darcy Vargas segue de portas abertas para a comunidade e convida todos a conhecerem seus projetos e ações no território da Pequena África.