Iniciado em 2024, por meio da Lei do ISS/RJ, o projeto De Boa na Gamboa oferece oficinas gratuitas em diversas áreas de atuação com o intuito de democratizar o acesso à arte e à cultura, oferecendo atividades gratuitas que estimulam a participação de moradores da região da Pequena África e de seus arredores. Ao valorizar a produção cultural local e incentivar a integração entre os participantes, o projeto fortalece o desenvolvimento sociocultural da comunidade, criando um espaço de pertencimento, expressão e valorização das identidades locais.
Além do aspecto artístico, De Boa na Gamboa também integra os princípios da medicina integrativa, promovendo o bem-estar físico e mental por meio da arte. Ao utilizar atividades culturais como ferramenta de cuidado, o projeto reforça o papel transformador da cultura na promoção da saúde, da convivência e da qualidade de vida.
No ano de 2024, o projeto realizou as seguintes oficinas: Artes com Materiais Não Artísticos, Dança, Documentário, Escrita Criativa, Música, Teatro e 60+, totalizando 104 horas de atividades. Já para o ano de 2025, o projeto oferecerá oficinas de biojoias e jogos africanos através dos princípios da marcenaria, e também Artes com Materiais Não Artísticos.