Além dos

Projetos

Projetos com empresas e organizações da sociedade civil com intuito de acelerar as potencialidades das comunidades, através de temáticas como inclusão produtiva, cultura e esporte.

ESCOLA DE BELEZA DA PEQUENA ÁFRICA

Em parceria com a L’Oréal e o Somos Mover, a Escola de Belezas da Pequena-África oferece cursos de formação profissional para o mercado da beleza, com emissão de certificados e metodologia do Instituto L’Oréal. O projeto é direcionado a pessoas que se identificam com o gênero feminino  e que estejam em situação de vulnerabilidade social na nossa comunidade. O curso é totalmente gratuito, tem duração de 4 meses e oferece conteúdo técnico teórico e prático, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o acompanhamento com assistência social, além de parcerias com instituições e iniciativas que conduzem para empregabilidade das formandas.

DE BOA NA GAMBOA

Via lei de incentivo à cultura, o projeto visa promover a Região Portuária, a partir de oficinas e atividades artísticas e culturais, além da produção de um curta documentário. Voltado para pessoas das comunidades locais e, também, com a participação dos alunos da FDV, o projeto tem duração de 6 meses e permite o fortalecimento da identidade, da memória e da história dos moradores do entorno da Fundação.

SABORES E SABERES

Projeto com foco na inclusão produtiva no segmento da gastronomia, para mulheres das comunidades do entorno da FDV. Possui duração de 6 meses e usa a gastronomia social enquanto importante ferramenta de empregabilidade, tangenciando conceitos de cozinha sustentável e buscando a profissionalização e o aperfeiçoamento profissional, formando auxiliares de cozinha.

CENTRO DE MEMÓRIA

Via lei de incentivo à cultura, o projeto tem como objetivo a criação de um centro de memória, por meio da construção coletiva da memória social da Região Portuária, e sua relação com a FDV, além de uma pesquisa documental e da revitalização dos bens culturais disponíveis, dentro e fora da Fundação. Serão, também, oferecidos cursos livres visando capacitar o entorno, sempre tangenciando questões de educação patrimonial e responsabilidade pelo bem público, inseridos nas perspectivas multidisciplinar, feminista e antirracista.