Entre Museus na FDV

Programa é uma importante parceria entre a Escola Fundação Darcy Vargas e o Museu do Amanhã.

Durante o mês de maio, alunos do 6º e 7º ano tiveram aulas fora da escola. Através do programa Entre Museus, os estudantes da Fundação Darcy Vargas puderam conhecer e aprender visitando o Museu do Amanhã e o Museu de Arte Moderna, ambos localizados no Centro do Rio de Janeiro.

“A experiência de visitar museus os insere em ambientes que socialmente são frequentados por outro público. Esta diferença foi notada e comentada no Museu do Amanhã, pois a FDV era a única escola participante do evento com alunos majoritariamente negros. Mostrar para os alunos que eles pertencem a todos os lugares que desejarem, os empondera como cidadãos”, declarou a professora de artes Elizeth Duque, destacando que os alunos voltaram do passeio muito mais participativos nas aulas, querendo mostrar o conhecimento que tinham adquirido.

As visitas foram realizadas em dois dias diferentes, dentro do horário escolar. Os alunos fizeram suas refeições habituais no refeitório da escola e durante o passeio ganharam lanches, cortesias oferecidas pelos museus.

“Para essas crianças, tudo é novidade, tudo se torna motivo de festa. Por mais simples que possa parecer, uma visita ao museu ou um lanche diferenciado tem um impacto muito maior na vida deles. É exatamente esse impacto que estimula e impulsiona o aluno em direção ao aprendizado”, finalizou a diretora da escola Marly Cardoso.