Com mais de 86 anos de existência, a Casa do Pequeno Jornaleiro (CPJ) consolidou-se como referência na proteção infantojuvenil no Brasil. Fundada como iniciativa pioneira, surgiu com o propósito de transformar a realidade dos “pequenos jornaleiros”, oferecendo novas oportunidades e perspectivas para crianças e adolescentes. Atualmente, seu principal projeto é uma escola regular gratuita que atua em estreita colaboração com o Laboratório de Educação para a Cidadania (LABEC) da PUC-Rio, fortalecendo a prática escolar por meio da pesquisa e do desenvolvimento voltados à educação básica.
Este projeto tem como missão fortalecer a educação e promover a cidadania social e digital por meio da tecnologia, da ciência e de modelos colaborativos. Suas ações incluem pesquisas, oficinas, formações de professores e outras iniciativas que aproximam a ciência do cotidiano escolar, articulando análise de dados, práticas pedagógicas e intervenções que visam transformar a escola em um espaço de referência na formação cidadã.
DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA E METODOLOGIA
OBJETIVOS:
Responder aos desafios democráticos em tempos de extremismo e desigualdade;
Desenvolver metodologias de educação para a cidadania social e digital, assim como avaliar o compromisso institucional e curricular neste sentido;
Fortalecer o conhecimento e pensamento crítico, a participação e responsabilidade.
PILARES:
Pesquisa
Troca de Conhecimento
Atividade Experimental
A POTÊNCIA do LABEC para educação
Pesquisa:
Geração de dados qualitativos e quantitativos (indicadores), que servirão como ferramentas para um monitoramento reflexivo da ação escolar.
Em geral, as escolas falam sobre cidadania, mas são incapazes de verificar e medir sua aderência. MAS O LABEC QUER IR ALÉM!!!
TROCA DE CONHECIMENTO:
O LABEC promove encontros para reflexão e debates, sempre fazendo valer a importância da valorização das vozes dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL:
Inovação pedagógica e institucional. Em parceria com a PUC-Rio, a FDV desenvolverá novas estratégias de ensino de ciências da natureza ou humanas a partir de pesquisas propostas pelos estudantes; ou em ações transversais envolvendo a comunidade.