Gincanas e games no aprendizado da FDV

Durante uma semana os alunos da Escola Fundação Darcy Vargas tiveram que conviver com a curiosidade estampada nas paredes. Isso porque os educadores colaram diversos dizeres, imagens e fotos dos próprios alunos nos murais da escola. Como pode-se acompanhar pelas fotos abaixo.

Mas do que se tratava tanto mistério? Após muito suspense, toda a escola foi reunida no auditório para que os professores, de matemática, Pietro Belloni e André Mantovani, de ciências, pudessem explicar o que estava acontecendo.

 “Trata-se uma gamificação multidisciplinar. Contamos com o apoio de toda a escola para desenvolver o projeto. Do mês de maio até o fim do ano letivo, os alunos participarão de gincanas e atividades extras, em grupo ou individual. O objetivo é estimula-los dentro da escola, e fazer com que tenham um aprendizado mais divertido e vivenciado”, declarou o professor Pietro, animado com o início das atividades. A classificação dos alunos será dividida baseada nos personagens do filme Star Wars, quanto mais alta a pontuação, mais próximo ele está de se tornar um mestre jedi.

“Estabelecer classificação aos alunos além de estimular a competitividade irá nos ajudar a identificar aqueles com maior desenvolvimento estudantil. Permitindo que uma outra etapa do projeto seja colocada em prática. Grupos de estudo. Os alunos com classificação mais alta formarão grupos de estudo para ajudar os colegas com menos pontos a aumentarem o desempenho nas avaliações”, explicou André Mantovani.

Além de todo o ganho em forma de conhecimento, os melhores grupos receberão premiações, como forma de estimula-los a continuar na competição.