O crescimento e a sexualidade na adolescência

A Fundação Darcy Vargas atende alunos entre 11 e 16 anos, idade de muitas mudanças no comportamento e corpo. Muitas dúvidas surgem durante este período. Com esta preocupação o professor de ciências André Mantovani e a psicóloga Janaina Ferreira abordaram o tema sexualidade durante o mês de setembro.

Os tópicos foram divididos e conversados de maneiras diferentes com cada turma, acompanhando suas idades e principais questões. Com os alunos do 6º e 7º ano a palestra teve um foco maior nas mudanças que ocorrem nos corpos de meninos e meninas. Já com os alunos do 8º e 9º ano foi conversado a respeito de contraceptivos e IST’S – Infeções Sexualmente Transmissíveis.

“A realização desta palestra aconteceu a partir de uma demanda criada pelos próprios alunos. O início de namoros, a inconformidade com o próprio corpo e a busca por entender a alteração hormonal que acontece dentro deles. Todas essas dúvidas contribuíram para a decisão de apresentar palestras voltadas para o tema”, explicou Janaína.