Semana de Capacitação com a equipe pedagógica da FDV

Mesmo com os estudantes ainda de férias, as atividades na Fundação Darcy Vargas não pararam. Todos os profissionais da educação retornaram uma semana antes dos alunos para se prepararem e treinarem uns aos outros, buscando o aperfeiçoamento de suas atividades.

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto realizou-se a semana de capacitação. Dando início ao ciclo de palestras, a assistente social Cristiane Souza trouxe o tema “Indisciplina – como lidar?” para debater com os outros profissionais.

“A minha escolha surgiu a partir da própria demanda que temos na escola: a indisciplina dentro de sala de aula. O nosso papel de educador nos dias atuais tornou-se mais abrangente, pois, além de ensinar a matéria, temos também que educar os alunos.”, declarou Cristiane.

Seis temas foram abordados durante a capacitação. Além daquele citado por Cristiane, também foram apresentados:

  • Habilidades socioemocionais – questões conceituais e práticas;
  • Inovar é preciso! – aprendendo a aplicar ferramentas de mídia nas aulas;
  • A Educação brasileira pela perspectiva do PISA;
  •  Conhecendo as técnicas do Prof. LEMOV;
  •  O que falta na Educação é coragem!


“Na minha opinião, todo profissional, independente da área que atue, deve sempre se manter estudando e atualizado. O mundo não para e as coisas estão em constante mudança, temos que nos adaptar. Essa semana de capacitação nos permite rever velhos conceitos e comportamentos e aprender novas práticas e metodologias de aprendizagem. Hoje me sinto ainda mais preparada para desenvolver o meu papel na Fundação”, finalizou a agente educadora Rosemary de Oliveira.