Encerramento do primeiro ciclo de eletivas

Matemática, história e português são exemplos de disciplinas escolares que todos nós já estudamos um dia. Elas fazem parte do currículo obrigatório, com realização de tarefas e provas para medir o aprendizado ao longo do ano. Mas e todo o universo de conhecimento que existe fora dessas matérias? Pensando em tudo aquilo que o aluno ainda pode aprender, a Escola Fundação Darcy Vargas oferece as chamadas eletivas.

No início de cada semestre, professores e voluntários apresentam a todos os estudantes proposta dos cursos oferecidos. Ao final das apresentações, os alunos se inscrevem nas atividades que mais despertam o seu interesse. 

“A eletiva se torna ainda mais interessante por ser algo que o próprio aluno pode escolher. Dessa forma foge um pouco da obrigatoriedade de cumprir alguma coisa dentro da escola. Diante das opções apresentadas, ele verá aquilo com o que mais se identifica e passará a fazer parte daquele grupo. Esse é um dos motivos pelo qual a eletiva é tão querida entre os estudantes”, explica André Mantovani, professor de ciências responsável por uma das eletivas.

Com o final do primeiro semestre, encerrou-se também a primeira etapa de eletivas. Para fechar esse ciclo, toda a escola se reuniu no auditório e os responsável de cada eletiva falou sobre o resultado do trabalho desenvolvido. Fotos e vídeos ajudaram a ilustrar o que aconteceu durante este período de 6 meses.

O tempo estipulado para a duração das eletivas foi pensado para que em um ano cada estudante pudesse participar de duas atividades diferentes. Nesse primeiro semestre, tivemos mindfulness, programação de games, cultura africana, entre outras atividades.