Nossa História

Da Casa do Pequeno Jornaleiro à Escola de Ensino Fundamental 2

A Fundação Darcy Vargas (FDV) foi fundada em 1938 pela então primeira dama, Darcy Vargas, esposa do ex-presidente Getúlio Vargas. Muito tocada pela vulnerabilidade social vivida pelas crianças e jovens entregadores de jornais, ela criou uma instituição para abrigar os pequenos jornaleiros que viviam pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Assim surge a Fundação Darcy Vargas – A Casa do Pequeno Jornaleiro.

Ao longo de muitos anos a Casa do Pequeno Jornaleiro foi um abrigo (antigo orfanato) que oferecia moradia, educação, alimentação e apoio médico para as crianças e jovens distribuidores de jornais no centro do Rio. Muitos deles vinham de longe trabalhar como distribuidores de jornais e acabavam ficando pelo centro, sem moradia. O principal objetivo era dar assistência integral à criança e ao adolescente.

Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que propõe um novo paradigma para as crianças abrigadas no Brasil, a FDV precisou repensar sua atuação social. Com isso, em 1992, a Fundação começou a promover cursos profissionalizantes para jovens. Posteriormente, no ano 2000, em mais uma readequação, a FDV passou a oferecer atividades educacionais, esportivas e culturais, para crianças e adolescentes da Região Portuária, no contraturno escolar.

Em 2015, a Fundação buscou mapear e identificar os principais problemas educacionais da Região Portuária e do Estado do Rio de Janeiro para, a partir do diagnóstico realizado, definir e nortear seu novo projeto. Nesse sentido, após receber o resultado apresentando índices educacionais da Região Portuária muito abaixo das demais regiões da cidade, salientando principalmente a fragilidade do Ensino Fundamental 2, a Fundação decidiu abrir sua escola em 2016. Seguem alguns dos dados encontrado no estudo de 2015:

Diagnóstico da Região Portuária

Da população vive em situação de POBREZA 0
Da população é MAIS POBRE que qualquer outra região da cidade do Rio de Janeiro0
Da população não possui instrução ou apenas possui o ensino fundamental incompleto 0
Da população possui ensino fundamental completo0
Das Crianças e Adolescentes da Região Portuária tem entre 11 a 14 anos. Idade padrão do Ensino Fundamental .0

Baseado nesse diagnóstico do entorno e buscando atuar em uma demanda real da comunidade, no final de 2015 a FDV deu uma grande guinada em sua história e decidiu atuar na área da educação formal. Foi, então, inaugurada a Escola Fundação Darcy Vargas, em janeiro 2016. A Escola FDV é gratuita, funciona em período integral e vai do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

No ano de 2020 a FDV estendeu seu projeto dando início ao Ensino Médio Empreendedor. Os alunos terão a oportunidade de aprender com atividades teóricas e práticas a identificar o problema, reconhecer possibilidades, organizar soluções e transformar seus objetivos em realidade. Ademais, alunos cursando o 2° ano já poderão estagiar com carteira de estudante de administração e na conclusão do Ensino Médio receberão o título de Profissional da Administração com registro no Conselho Regional de Administração-CRA.

Um novo e grande desafio para essa organização que vem se reinventando e se desenvolvendo desde a década de 30.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto da Escola.

Nossa Linha do Tempo