Palestra sobre automutilação na EFDV

Palestras com pais e alunos são recorrentes na Fundação Darcy Vargas, elas funcionam como uma parte do acompanhamento socioemocional desenvolvido pela escola. No mês de novembro um tema muito delicado e importante foi abordado com todos os estudantes: Automutilação.

A psicopedagoga Janaina Ferreira conta que o pedido para abordar esse tema veio dos próprios alunos.

“No mês de setembro, período de prevenção ao suicídio, eles tiveram uma caixinha do desabafo. Um dos bilhetes desta caixa falava sobre automutilação. Além disso infelizmente essa é uma prática cada vez mais comum entre os jovens e adolescentes. Temos que estar sempre atentos e prontos para conversar sobre o tema”

Para que a diferença de idade não atrapalhasse a forma de ser conduzida a palestra, Janaina separou em dois grupos. 6º e 7º ano assistiram e tiraram suas dúvidas juntos. Depois foi a vez do 8º e 9º ano. Um dos pontos mais importantes desta palestra foi a apresentação de alternativas saudáveis para se praticar quando está passando por algum sofrimento.

“Escrever uma carta para que você mesmo leia depois, fazer um desenho, desabafar com alguém de sua confiança, tudo isso ajuda a aliviar, coloca para fora os sentimentos sem que seja preciso machucar o próprio corpo”, finaliza a psicopedagoga Janaina Ferreira.